Em 1910 a empresa responsável pela obra da Estrada de Ferro São Paulo – Rio Grande do Sul, a “Brazil Railway”, montou um acampamento para seus operários na localidade hoje denominada de Piratuba formando assim um núcleo que passou a se chamar Vila do Rio do Peixe. A colonização por alemães, italianos e caboclos se deu não só pela ferrovia, mas também por sua terra fértil, que atraiu agricultores, notadamente provenientes da região de Montenegro/RS. O núcleo ali formado permaneceu até 18 de fevereiro de 1949, quando o lugar foi elevado à categoria de município, passando a chamar-se Piratuba, que, em tupi-guarani significa “Abundância de Peixes”.
A história de Piratuba passa por grande transformação em 1964. Nesse ano a Petrobrás buscando explorar as terras catarinenses e buscando petróleo no município acabou perfurando um poço que atingiu 2.271,30 metros. No local, foi encontrado um lençol de águas sulfurosas, a 674 metros de profundidade, aflorando com uma temperatura de 38,6 graus, em torno do qual surgiu o Balneário de Águas Termais – o famoso Balneário de Piratuba.
A exploração da água termal é de responsabilidade da Companhia Hidromineral de Piratuba, conhecida como Termas de Piratuba. A empresa é uma Sociedade de Economia Mista – criada em março de 1975 por autorização do Governo do Estado, pelo Decreto Estadual Nº. 696, de 27/07/74 que foi municipalizada pelo Decreto Estadual Nº. 1837, de 19/05/97.
Com o passar dos anos a Companhia Hidromineral foi criando um belo e estruturado parque de piscinas que atraem turistas não só do Brasil, mas de todo Mercosul. Um segundo complexo foi edificado e hoje é possível desfrutar de piscinas ao ar livre ou fechadas; infantis ou adultas, chuveiros ou banheiras, tobogãs ou hidromassagens. Área verde, camping, quadras esportivas e boulevard, amplo estacionamento próprio para carros pequenos ou trailers completam o Parque Termal.
Após mais de meio século de sua descoberta, o Balneário de águas termais é a certeza de um passeio agradável para toda sua família.
Você confere muito mais detalhes dessa história no Documentário Termas Piratuba 45 Anos. Para acessá-lo clique aqui.